INAL MEDICINA NUCLEAR-Cintilografia de Perfusão Miocárdica
Belo Horizonte / MG
inalmedicinanuclear@inalmedicinanuclear.com.br (31) 3337-5926

Cintilografia de Perfusão Miocárdica

Cardiologia - INAL MEDICINA NUCLEAR

Cintilografia de Perfusão Miocárdica

Cintilografia de Perfusão Miocárdica

O que é o exame?

A cintilografia de perfusão miocárdica é mais um exame da medicina nuclear. Este exame permite avaliar a irrigação sanguínea do coração e a sua capacidade funcional (como está contraindo o coração e a porcentagem de sangue que o coração bombeia em cada batimento). Este estudo avalia a função e irrigação cardíaca em condições de estresse (exercício ou estímulo farmacológico) e em condição de repouso.

Para que serve o exame?

A cintilografia miocárdica é solicitada pelo médico para avaliar a existência ou não de doenças cardíacas, principalmente doenças das artérias coronárias, mas também serve para avaliar os tratamentos cardiológicos, como para infarto e angina. O exame também serve para fazer o acompanhamento de pacientes que já foram submetidos a procedimentos de revascularização, como por exemplo a colocação de Stents nas artérias coronárias e após cirurgias cardíacas.

Preparo para o exame

O preparo do exame normalmente começa 36 horas antes. É necessário suspender o uso de medicações para enxaqueca, medicamentos como aminofilina, teofilina e outras xantinas (substâncias encontradas normalmente em medicamentos para asma e bronquite).

É necessário suspender a ingestão de qualquer medicação ou alimento contendo cafeína, como café, chá, refrigerantes, chocolates e cigarros por 24 horas antes do exame.

Solicitamos evitar exercício físico (corrida, caminhadas, natação, ginástica, etc.) na véspera do exame. No caso da etapa de stress ser realizada com exercício (teste ergométrico) é aconselhável suspender as medicações para coração ou pressão que possam interferir no teste ergométrico, como por exemplo beta bloqueadores. Esta suspensão só poderá ser feita se o seu médico clínico solicitar. Não deve suspender a medicação por conta própria em nenhuma hipótese. O seu exame será realizado sem prejuízo mesmo que estas medicações não forem suspensas.

Não fumar pelo menos nas 2 horas que antecedem o exame.

Não ingerir bebidas alcoólicas em excesso na véspera e no dia do exame.

Orientações Adicionais

Se o stress for realizado com exercício físico, trazer roupa confortável (tênis, bermuda e camisa aberta na parte da frente). Se possível trazer também uma toalha de rosto.

Pacientes do sexo feminino devem utilizar duas peças (calça e blusa/ bermuda e blusa).

Como esse exame é realizado

Como mencionamos anteriormente este exame é realizado em duas etapas, sendo uma etapa de repouso e outra etapa denominada de stress esforço.

A etapa de repouso, também conhecida como imagens basais, ocorre com o radiotraçador cardíaco sendo administrado no paciente com o mesmo em repouso (sentado ou deitado). Após a administração do radiofármaco é necessário uma espera que varia entre 1 e 3 horas para o radiotraçador desenvolver o seu caminho natural no organismo. Depois deste tempo é realizado as imagens com o paciente deitado no aparelho denominado de Gama Câmera.

A etapa de stress pode ser realizado de duas formas: após o exercício físico ou após o teste farmacológico (que consiste na administração de substâncias farmacológicas que simulam um stress cardíaco). Esta etapa é sempre realizada por um médico cardiologista, com o paciente devidamente monitorado e com rigorosa assistência médica. Após a administração do radiofármaco é necessário uma espera que também varia entre 1 e 3 horas para o radiotraçador desenvolver o seu caminho natural no organismo. Depois deste tempo é realizado as imagens com o paciente no aparelho de medicina nuclear - Gama Câmera.

 

CTG Miocárdica

e16d4568ba5734d0be44956744b7a6cc.jpg
a5d0bd93e7bbce2fa16fb686a28c98c0.jpg
f311dd0b2652e61eaf360842a7b1f1ff.jpg
INAL MEDICINA NUCLEAR

Rua Padre Rolim, 375 - Salas 01
Bairro: Santa Efigênia
Belo Horizonte - MG

Nossa empresa

Logomarca do rodapé

INAL MEDICINA NUCLEAR
CNPJ: 00.643.867/0001-65

Unidades Inal

Endereço e contatos

Rua Padre Rolim, 375  - Salas 01
Santa Efigênia - Belo Horizonte / MG
CEP: 30130-090

(31) 3337-5926
(31) 3337-5926

Fale WhatsApp

Este website usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao usar este site você concorda com nossa política de privacidade.